Fernando Seara

Nascido a um de Abril de 1956, Fernando Jorge de Loureiro de Roboredo Seara, viveu a sua infância e parte da sua mocidade, na terra de onde é natural, Cavernães, em Viseu.

Os seus estudos passaram pelo Colégio Militar, pelo Liceu Nacional de Viseu e, seguindo os passos do seu pai, acabou por se licenciar em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, tendo sido colega de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes.

Actualmente exerce a sua profissão, é advogado e sócio no escritório Correia, Seara, Caldas e Associados.

Mas a sua vida profissional não se restringe por aqui.

Este lecionou enquanto assistente na Faculdade de Direito, da Universidade Clássica de Lisboa, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa e foi professor auxiliar convidado tanto na Universidade Católica Portuguesa, como na Universidade Internacional e na Universidade Lusíada de Lisboa, entre outras.

Fernando Roboredo Seara, homem focado e de paixões, soube e conseguiu, ao longo da sua vida conjugar a sua carreira profissional com os demais desafios que lhe foram surgindo, sendo que o principal é o de ser um reconhecido agente político activo por excelência.

Foi militante de destaque no CDS/PP, chegando a ser secretário-geral de Adriano Moreira, tendo abandonado a sua militância de democrata cristão aquando a saída de Adriano Moreira e do regresso de Diogo Freitas do Amaral.

Aderiu mais tarde ao Partido Social Democrata, chegando a ser eleito deputado à Assembleia da República em 1995.

Em 2001(2), foi o candidato vencedor à câmara municipal de Sintra, tendo sido reconduzido para mais dois mandatos, sendo que dois deles, e pelo natural e democrático sufrágio universal, com maioria absoluta, resultado do seu árduo e meritório trabalho.

Por ter atingido o limite de mandatos, o edil da Câmara Municipal de Sintra, dirige o seu foco para a Câmara Municipal de Lisboa, em 2013. Não tendo alcançado o resultado pretendido, manteve-se como vereador sem pelouro, tendo actualmente suspendido o mandado por motivos de saúde.

Fernando Roboredo Seara também desempenhou cargos como membro da Alta Autoridade da a Comunicação Social, chefe de Gabinete do Ministro da Educação, Presidente do Conselho Superior de Desporto, entre outros.

Sendo um amante de futebol, Fernando Roboredo Seara, foi ainda candidato à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e também comentador desportivo na TVI.

Não obstante, também é autor de artigos desportivos e livros sobre Ciência Política e Direito Constitucional.

Fernando Seara é o homem que vai dar força a Odivelas!